Cirurgia no Pâncreas em Goiânia

Mascara

Expecialista em Cirurgia no Pâncreas em Goiânia

A cirurgia no pâncreas em Goiânia é principalmente indicada para tumores no pâncreas e pancreatite, no entanto, com a evolução das técnicas cirúrgicas, a cirurgia minimamente invasiva é cada vez mais frequente, seja por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

Como são procedimentos complexos e delicados, só podem ser realizados em centros especializados e por profissionais altamente qualificados e experientes.

O Dr. Thiago Miranda Tredicci é uma referência em Goiânia, conhecido pelo cuidado especial dado a cada um de seus pacientes, o que tem impacto direto tanto no sucesso da cirurgia quanto na recuperação.

Agende uma consulta com o Dr. Thiago Miranda Tredicci e tire todas as suas dúvidas sobre a cirurgia no pâncreas em Goiânia e as opções de tratamento possíveis.

Agende sua consulta

Avaliações de Pacientes

Dr. Thiago Miranda Tredicci Gastroenterologista

Dúvidas Frequentes

Mascara
O principal objetivo da cirurgia é tratar doenças que acometem o pâncreas, como câncer e complicações de pancreatites, podendo remover parcialmente ou totalmente o órgão.
A cirurgia de pâncreas pode ser feita por laparoscopia ou cirurgia aberta, quando é feita uma grande incisão no meio do abdômen.
Os principais tipos de cirurgia para remoção do tumor são: procedimento de Whipple, pancreatectomia total e pancreatectomia distal.
A pancreatite precisa de cirurgia em casos de abcessos no pâncreas ou pancreatite aguda necrosante com a finalidade de drenar os abcessos ou remover as áreas necrosadas.
A cirurgia pode demorar de quatro a seis horas, dependendo da técnica utilizada.
A pancreatectomia é considerada uma cirurgia segura, principalmente realizada via videolaparoscopia, no entanto, assim como qualquer cirurgia, há o risco de inflamações, infecções na área operada, alterações gástricas, perda de peso e diabetes.
A cirurgia de pâncreas por videolaparoscopia é a mais usada para remover o câncer da cabeça do pâncreas e por meio de 3 a 6 furos, o cirurgião introduz uma microcâmera e pinças cirúrgicas para remover o órgão ou parte dele.
O tempo de recuperação depende do tipo da cirurgia. No caso de uma pancreatectomia total, o período de internação é de 10 a 15 dias. Já as pancreatectomias distais realizadas via laparoscopia, o tempo de internação é de 7 dias. Após 30 dias, as atividades cotidianas podem ser retomadas aos poucos, e atividades físicas mais intensas, depois de 2 meses.
É possível recuperar o pâncreas afetado pelo diabetes com a adoção de uma dieta com novos ciclos de jejum.
A recomendação são alimentos macios e pastosos e seguir uma dieta com pouca gordura, principalmente pela dificuldade de digestão de gorduras.