É totalmente compreensível que quando uma pessoa recebe a notícia de diagnóstico de câncer, fique totalmente abalada, e a grande preocupação entre a maioria dos meus pacientes é se câncer no estômago avançado tem cura.
Já posso adiantar que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente, pois diversos fatores estão envolvidos, como por exemplo, se o tumor se espalhou ou não para outros órgãos.
Isso mostra a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção do câncer no estômago avançado.
Para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do câncer no estômago, preparei esse conteúdo detalhando os tratamentos e perspectivas!
Câncer no Estômago Avançado Tem Cura
O câncer de estômago em fase avançada preocupa quanto à chance de cura, porém, o prognóstico do câncer no estômago avançado pode variar de acordo com a idade, o estado de saúde e as comorbidades de cada paciente, assim como da agressividade de cada tumor e os tratamentos.
Tratamento para Câncer no Estômago Avançado
Diferentes tratamentos podem ser adotados, porém, a escolha da melhor abordagem é tomada conforme o estágio da doença, sua agressividade, assim como o perfil do paciente.
Na maioria dos casos, a cirurgia para câncer no estômago avançado é indicada, que consiste em remover tumores menores ou o estômago na sua totalidade.
Quando o câncer se encontra em uma fase localmente avançada, a quimioterapia para câncer no estômago avançado ou a imunoterapia são frequentemente associadas.
Esse tratamento sistêmico, que elimina as células cancerosas em todo o corpo sem se limitar ao local, visa reduzir os riscos de recidiva.
Dessa forma, é possível retardar a progressão da doença para oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida e longevidade.
Por fim, um tratamento de radioterapia para câncer no estômago avançado para o controle local de metástases e gânglios tumorais pode ser administrado.
Vale ressaltar que, no estágio IV, quando há metástase, a cirurgia não é mais curativa e o tratamento é paliativo, visando amenizar os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Sintomas e Diagnóstico do Câncer no Estômago Avançado
Os sintomas de câncer no estômago, de uma maneira geral, não são muito específicos à doença, pois podem estar associados a outras patologias, inclusive benignas, como um simples problema de digestão.
Sintomas Comuns
Entre os sintomas de câncer no estômago avançado, observamos dores localizadas na parte alta do estômago, náuseas, vômitos, dificuldades ou dores para engolir e a presença de sangue nas fezes.
Quando a doença está em estágio avançado, o paciente pode apresentar também uma alteração geral da saúde, como uma grande fadiga, emagrecimento e febre. Em caso de hemorragia do tumor, uma anemia pode ocorrer.
Métodos de Diagnóstico
O diagnóstico de câncer no estômago avançado envolve um exame clínico durante o qual o paciente é examinado e questionado sobre seus sintomas, bem como sobre seus antecedentes familiares e médicos.
Uma endoscopia digestiva alta complementa o exame clínico. Esse exame consiste em introduzir no estômago, via esôfago, uma pequena câmera, assim como instrumentos cirúrgicos, para localizar, observar e remover fragmentos do tumor.
A análise dos fragmentos do tumor em laboratório permite confirmar a natureza cancerígena do tumor, uma etapa necessária à elaboração de um protocolo de tratamento adaptado a cada caso.
Em caso de confirmação, o médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo solicita exames como a tomografia para verificar a extensão do tumor e se há ou não metástases, isto é, se o câncer se espalhou para outras partes do corpo.
Portanto, o diagnóstico precoce de câncer no estômago avançado ajuda muito no tratamento, impactando diretamente nos prognósticos.
Estágios do Câncer no Estômago
O estômago é constituído de diferentes camadas de tecido, onde o estágio depende da camada na qual o tumor se desenvolve.
Confira abaixo os estágios do câncer no estômago:
Estágio 0
O tumor se encontra somente no interior do epitélio do revestimento interno do estômago. Os médicos podem descrevê-lo como uma displasia de alto grau, que é um estágio pré-cancerígeno.
O tratamento é cirúrgico, onde o cirurgião pode optar por uma gastrectomia total ou parcial.
Estágio I
O tumor invadiu quase que a totalidade da camada interna do estômago.
A melhor opção de tratamento é a gastrectomia total.
Estágio II
No estágio II, o tumor atingiu a camada de revestimento e parte do peritônio ligada ao estômago.
Nesse caso, o tratamento se inicia pelo tratamento quimioterápico e radioterápico para reduzir o tumor, e em seguida, é feita a cirurgia, juntamente com um novo ciclo de quimioterapia e radioterapia.
Estágios III e IV
Por fim, os estágios III e IV indicam o avanço da doença, já que o tumor invadiu os órgãos vizinhos, como por exemplo, o fígado e intestinos, bem como outras partes do corpo, como pulmões e ossos.
Os tratamentos são focados em aliviar os sintomas do paciente e oferecer uma melhor qualidade de vida.
Conclusão
Entendendo mais profundamente tudo o que envolve o câncer no estômago avançado, é de extrema importância buscar ajuda médica ao perceber os primeiros sintomas.
Isso porque, o diagnóstico precoce faz toda a diferença, evitando a progressão da doença, logo, a cura.
Vale ressaltar também a necessidade do acompanhamento pós-tratamento câncer no estágio avançado, particularmente em razão das recidivas.
Se você tem um familiar ou conhece alguém que foi diagnosticado com câncer de estômago, a minha recomendação é seguir o tratamento proposto pelo médico, pois dependendo do estágio da doença, os prognósticos são muito bons.
Mas se você quiser conversar e saber mais detalhes sobre os tratamentos para câncer no estômago, basta clicar no botão abaixo e agendar uma consulta.
Estou aqui para ajudá-lo no que precisar!